< Voltar

Perguntas Frequentes

A conectearte é uma galeria de arte online?

Sim. A conectearte é uma galeria voltada para o ambiente virtual e reúne artistas contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, que trabalham com colagem, desenho, fotografia, gravura, pintura e objetos.

Como me certifico de que as obras são originais do artista?

Ao comprar uma obra na conectearte, você recebe um certificado digital autenticando a obra do artista, com a respectiva assinatura do mesmo e a tiragem única ou numerada da obra.

As edições são limitadas?

Qual a vantagem de se ter uma obra de edição limitada? No certificado de autenticidade da obra está sinalizado se a mesma tem tiragem única ou se é numerada. O comprador tem a vantagem de ter uma obra de arte que, dependendo de sua tiragem, como no caso de fotografias e gravuras, acabando a tiragem, a obra não poderá ser mais comercializada. Assim, o comprador terá certeza de que não haja mais do que um determinado número de cópias da mesma obra no mercado, proporcionando a exclusividade, a preservação do investismento e sua valorização no mercado de arte contemporânea nacional e internacional.

Como é feita a curadoria dos artistas?

A curadoria se baseia principalmente na qualidade e originalidade da produção do artista. Também é analisado o currículo do mesmo, sua trajetória artística, sua participação em salões de arte nacionais e internacionais, prêmios recebidos e a coerência de sua produção com sua pesquisa visual. Há também visitas ao ateliê do artista e acompanhamento de sua produção.

O que é tiragem da obra?

A tiragem garante a quantidade de obras do artista comercializada e tem como finalidade aferir quantas fotografias iguais à original existem no mercado do arte. A tiragem pode ser única ou limitada, e tem impacto direto sobre o valor da obra comercializada; por exemplo, quanto maior a tiragem, mais barata será a sua fotografia ou gravura. Por consequência, quanto menor a tiragem, mais cara ela será.

O certificado de autenticidade acompanha a obra, ou preciso retirar em algum lugar?

O certificado acompanha a obra que será entregue ao comprador. Nele são encontrados o processo de impressão, número do negativo (quando for analógica), nome do fotógrafo e do impressor, tipo e tamanho da gravura ou da foto, localização, data e assinatura do emissor, além do nome do comprador. Por exemplo, há edições de gravuras ou fotografias que compreendem:
 A tiragem, definida de comum acordo entre o artista e o editor (Ex. 1/10 a 10/10); P.A. (prova de artista) caso seja destinada ao artista; P.E. (prova de estado), uma prova anterior à gravura finalizada; B.P.I (bom para imprimir); uma autorização do artista para a impressão; P.I. (prova do impressor) destinada ao impressor; e H.C. (hors comerce) , uma denominação francesa que significa gravuras ou fotografias fora de comércio.

Como são entregues os pedidos?

Nossas obras são entregues em embalagens especialmente desenvolvidas para garantir que chegue até você sem nenhum risco de danos durante o transporte.
Nossa montagem está dentro dos padrões de conservação e garante proteção à obra até sua entrega.

Quais são os tipos de obras expostos na conectearte?

A galeria virtual abriga desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, objetos e colagens.

Quais são os cuidados de manuseio e manutenção da minha obra?

Para garantir a durabilidade das obras é preciso alguns cuidados como não expor sua obra em paredes que apresentem sinais de umidade ou sob luz direta do Sol, mesmo quando emolduradas. Caso a obra não esteja emoldurada ela deve ser guardada embalada e, se possível, mantida dentro da caixa ou envelope mais rígido até ser levada para emoldurar, evitando poeira, sujeiras e abrasões no papel ou na tela de algodão. Sempre segure sua obra com as duas mãos, para evitar vincos e dobras no papel ou na telaa.

Será que as cores que eu vejo no monitor serão as mesmas que verei em meu quadro?

As obras podem apresentar variações das imagens que você vê no seu computador. Isso acontece por várias razões que vão desde o processo de formação da imagem na tela até o tipo de monitor utilizado pelo cliente, opções de uso e até mesmo claridade do ambiente.

As obras são originais ou reproduções?

A maioria das obras abrigadas na Conectearte são originais, mas também existem reproduções assinadas e numeradas de seus artistas, que são devidamente sinalizadas para que o comprador saiba se está adquirindo uma obra original, com tiragem única, ou uma obra com reproduções, em uma tiragem limitada.

As obras vem com moldura?

A maioria das obras estão emolduradas; mas também há trabalhos dos artistas que são enviados sem moldura, com especificações para que o comprador possa emoldurá-lo.

Posso trocar ou devolver uma obra pelo o motivo de não ter gostado?

Não. A troca somente poderá ser realizada em caso de avaria no produto enviado e em caso de pedido trocado.

Quais são as formas de pagamento?

Utilizamos a ferramenta Pagseguro. Nele você pode pagar do jeito que for melhor para você: Cartão de crédito, boleto bancário e transferência bancária.

Posso pagar com boleto bancário?

Sim. O Pagseguro oferece essa opção.

Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

O parcelamento somente é possível para compras feitas através de cartão de crédito. Basta selecionar essa opção no momento de pagar e escolher o número de parcelas.

Vocês tem loja física?

Não. A conectearte existe apenas no ambiente virtual. Há o escritório do site, que também abriga a reserva técnica na qual as obras são armazenadas respeitando todos os procedimentos de segurança e conservação.